Posse do novo Guardião

Posse do novo Guardião
Cerimônia de Posse

O Guardião

O Guardião

HOMENAGEM À JULIO DE CASTILHOS

HOMENAGEM À JULIO DE CASTILHOS

quarta-feira, 2 de abril de 2014

4 comentários:

  1. Querido Mestre Erlon...
    Desculpa o mau jeito...
    Mas a causa é meritória...
    Merece uma ajuda... se possível...
    Mas apenas se não atrapalhar...
    O proselitismo do reerguimento...
    Estou muito longe... mas sempre na luta...


    A MATÉRIA ABAIXO...
    FOI BLOQUEADA... PELO FACEBOOK...
    QUANDO EU A ESTAVA DISTRIBUINDO...

    A PEDIDO DE ALLLLLGUN$$$$... CRIMINOSOS...

    Essa GENTALHA, interesseira e INTERESSISTA...
    Que não enxerga um milímetro...
    além do próprio bolso... do próprio umbigo...

    Metida a esperta... Que JAMAIS compreenderá...
    Rrespeitará ou ADMITIRÁ... Que, diferente... deLLLe$$$...
    Um ser HUMANO possa EVOLUIR... buscar o BEM...

    Alçar-se, por IDEAL HUMANITÁRIO... CRISTÃO...
    À grandeza, ainda que aparentemente UTÓPICA...
    Dos elevados IDEAIS SOCIALISTAS...

    Que pensa, prega e investe... INCESSANTEMENTE...
    Contra a SOLIDARIEDADE...o ALTRUÍSMO... o AMOR AO PRÓXIMO...
    Ignorantemente tachando-os de QUIMERAS... BABAQUICES...

    Aproveitadodres da plena ordem do MAL e da CORRUPÇÃO...
    Infiltrados nas malhas do poder público...
    Como o CRIME ORGANIZADO... que nos infelicita...

    $% + $% + $% + $% + $%


    IAB-RS - INSTITUTO DOS ARQUITETOS DO BRASIL...
    RETIRA-SE... INDIGNADO... DO CMDUA...
    CONSELHO MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO
    URBANO DO MEIO AMBIENTE...
    DE PORTO ALEGRE... "TÁ TUDO DOMINADO...



    Obrigado pela matéria Maria Gessi Bento... O IAB-RS reflete o sentimento dos moradores, vendo a cada dia, e a cada noite, seus interesses cada vez mais desprezados e preteridos pela prefeitura, e agora também pelo estado, em benefício, exclusivo do poder econômico.



    Na Cidade Baixa estamos sob regime de TORTURA desde 1985 com a aprovação da Lei Pujól que permitiu mesas e cadeiras no passeio público, infernizando o sossego dos moradores...



    Desde então nosso bairro passou a ser governado pelo CRIME ORGANIZADO... infiltrado na malha do município... através de ASSPONES políticos e POLÍTICOS CRIMINOSOS eleitos com financiamento privado de origem criminosa ou inescrupulosa...



    Publicado em SUL21
    30 de dezembro de 2015 às 17:50 •



    "O desmonte do planejamento urbano é a estratégia adotada pelos grupos econômicos que têm interesse em especular e lucrar com a cidade.



    No caso de Porto Alegre, é notável também o desprezo da administração municipal pelo debate público, aberto e democrático", diz presidente do IAB-RS.



    ResponderExcluir
  2. Continuação...

    30/dez/2015, 17h48min



    EM NOME DE TODOS, MAS NO INTERESSE DE POUCOS



    Por Tiago Holzmann da Silva



    O desmonte do planejamento urbano é a estratégia adotada pelos grupos econômicos que têm interesse em especular e lucrar com a cidade.



    O planejamento, que deveria organizar a cidade e definir suas diretrizes de crescimento em benefício de toda a população, não interessa a estes grupos porque impõe limites para suas ações e empreendimentos.



    Os gestores públicos, que deveriam agir em nome de toda a população defendendo o interesse coletivo, seduzidos pelo poder econômico, assumem o papel de defensores dos seus financiadores de campanha, tornando-se coniventes com a apropriação privada da cidade.



    Esta lógica de desmonte do planejamento associada à parcialidade dos gestores públicos tem um resultado desastroso nos processos de participação da sociedade nas decisões sobre o urbanismo e o futuro das cidades.



    No caso de Porto Alegre, é notável também o desprezo da administração municipal pelo debate público, aberto e democrático.



    A divergência de opiniões e interesses, naturais em nossa sociedade complexa, é tratada como oposição cega, deliberadamente enquadrada em “os do contra” e “os a favor” sem dar chances para um debate mais inteligente e uma construção coletiva das soluções, mediadas pelo poder público.



    As equipes técnicas do Município foram desmontadas, tendo seu conhecimento disperso e sua interlocução com os órgãos de representação usurpada por agentes políticos.



    Não há quem formule políticas nem uma visão urbanística de longo prazo do Município de Porto Alegre, que tateia aleatoriamente para atender demandas setoriais.



    Não há espaços de discussão qualificados sobre o futuro da cidade, sobre o projeto de cidade, sobre como será Porto Alegre daqui há 20 anos. Nada.



    O Conselho de Desenvolvimento Urbano e Ambiental de Porto Alegre (CMDUA) deveria ser um destes espaços de discussão, mas encontra-se refém de interesses corporativistas ligados ao comércio de imóveis e aos grandes empreendimentos comerciais.



    A atual composição do CMDUA é um simulacro de representação que garante apenas a obediência a um pacto de poder político e econômico.



    Aos representantes técnicos do Município, sem mandato e submetidos aos seus superiores, não são dadas as condições de manifestar seu conhecimento técnico que não seja para referendar os interesses políticos da administração municipal.



    As representações das Regiões de Planejamento, supostamente oriundas da eleição popular, passam por um sistema de sufrágio obscuro, que é contínuo objeto de litígio e torna-se cada vez mais desacreditada pela baixa representatividade e pelo aparelhamento partidário.



    As representações das entidades de classe, entre as quais o Instituto de Arquitetos do Brasil, Departamento Rio Grande do Sul (IAB-RS) estaria colocado, submetem-se a um processo de escolha absurdo através de um sistema eleitoral ardiloso, concebido de forma a eliminar as posições divergentes e a proporcionalidade democrática.



    A constatação de que um pequeno grupo de pessoas ou agentes operadores vem se revezando por mais de uma década no CMDUA, representando entidades diferentes, é um indício cabal da tomada do Conselho e do Sistema de Gestão e Planejamento de Porto Alegre por um interesse alheio à maioria da população, com desastroso resultado para a cidade.



    E, claro está, o compromisso de diversos gestores com os grupos que distorcem as decisões sobre a cidade em seu benefício.



    Ou seja, são graves as distorções que assolam o Sistema de Planejamento de nossa Capital, contrariando a configuração ditada pela Lei do Plano Diretor, que previa a participação da sociedade como instrumento de controle dos atos e decisões do Poder Público e suas equipes técnicas, as quais deveriam atuar integradas a instâncias de participação como forma de legitimar seu trabalho.

    Continua...

    ResponderExcluir
  3. Continuação...

    Dados estes fatos, o Instituto de Arquitetos do Brasil, Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS), decidiu não se apresentar como candidato para compor o próximo plenário do Conselho de Desenvolvimento Urbano e Ambiental de Porto Alegre (CMDUA) como entidade representativa da Sociedade Civil.



    O CMDUA perdeu sua representatividade como espaço democrático e necessita de urgente reforma estrutural e de seus processos de funcionamento.



    Entretanto, o IAB RS reafirma sua crença na participação da sociedade como forma de garantir a legitimidade das decisões públicas do desenvolvimento urbano.



    O Planejamento Urbano é matéria de alta complexidade, que impacta profundamente a vida de todos e por isso propugnamos que as políticas urbanas, elaboradas e pensadas por técnicos da área, sejam discutidas publicamente por representantes legítimos de toda a sociedade.



    O IAB RS chama por uma tomada de consciência da população, que deve acordar para o que está sendo decidido em nome de todos mas no interesse de poucos.



    Tiago Holzmann da Silva é Presidente do IAB RS



    Tags: CMDUA, Conselho de Desenvolvimento Urbano e Ambiental, IAB, IAB-RS, Planejamento, planejamento urbano, Porto Alegre, Tiago Holzmann da Silva, urbanismo

    ResponderExcluir
  4. Aos responsáveis pela Capela Positivista,

    Sou professora de filosofia e estou organizando uma excursão à POA. Trabalho em uma escola de ensino médio, em Pelotas.
    A princípio, iremos à POA em 13/05/2016, uma sexta-feira. Gostaria muito de saber a disponibilidade de alguém nos receber e abrir a Capela para visitação neste dia.
    Meu e-mail é leticiampcorrea@gmail.com . Se puderem entrar em contato comigo, ficaria imensamente grata!

    Atenciosamente

    Professora Leticia Corrêa

    ResponderExcluir