Posse do novo Guardião

Posse do novo Guardião
Cerimônia de Posse

O Guardião

O Guardião

HOMENAGEM À JULIO DE CASTILHOS

HOMENAGEM À JULIO DE CASTILHOS

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

ÚLTIMO TEXTO DO MESTRE MOISÉS WESTPHALEN

A intervenção direta do indivíduo desaparece com a morte, mas a memória dos feitos, opiniões e sentimentos, prolonga a sua existência subjetiva, assegurando o progresso social.
Assim se transmitem atravéz das gerações as conquistas úteis e convergentes, morais, intelectuais e práticas alcançadas no passado e no presente, e se estabelece a continuaidade social.
Este elo subjetivo liga os indivíduos às gerações seguintes e permite conceber a Humanidade com ente supremo, perceptível e eterno, representado pelos seres humanos convergentes, que
constantemente nos melhora, guia e sustenta.
Em qualquer estagio da civilização, a existência humana consiste sempre no estado de plena harmonia social. A solidariedade social funde-se nos laços afetivos das famílias afins ,
sob o princípio da cooperação. Os sentimentos, pensamentos e atos convergentes isntituem a unidade social. O progresso humano corresponde ao aperfeiçoamento de nossa unidade.
Assim, a unidade só pode se conhecida através de um suficiente exercício coletivo. O sentimento é o motor supremo da existência humana. Sob inspirações dos sentimentos desenvolvemos a atividade e a inteligência, que por sua vez provocam reações afetivas, o aperfeiçoamento moral. O amor é assim o princípio e o destino do desenvolvimento humano.
A inteligência deve assessorar a atividade para servir o sentimento.

4 comentários:

  1. Caro Afrânio: parabéns pela publicação desse pequeno texto. É um belo resumo da Religião da Humanidade.
    Um abraço,
    Gustavo.

    ResponderExcluir
  2. Velho mestre, amado tio, tanto tempo reservou para mim aos domingos na capela. Estou ouvindo estas palavras ainda. Saudades.

    ResponderExcluir
  3. Olá, gostaria de saber se vocês têm um e-mail para contato, pois tentei ligar para o número do site e a ligação não chegou a completar.

    Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  4. Acima as palavras sábias de meu inesquecível Pai, numa síntese da Religião Positivista.
    Foi ele o único positivista religioso das últimas décadas, segundo dizia o Professor Mozart Pereira Soares, estudioso da Religião da Humanidade.
    Por muito anos meu pai,Moysés Westphalen foi guardião do Templo Positivista de Porto Alegre, desde que lhe passou essa missão o psiquiatra e grande homem, Dr.Salvador Petrucci.Depois foi a vez do professor Mozart Pereira Soares que por ter muitas atribuições incumbiu o atual Sr.Afrânio Capelli , dedicado confrade, que guarda o templo com dedicação e amor.

    ResponderExcluir