POR MOYSÉS WESTPHALEN
O ESTUDO HISTÓRICO DAS RELIGIÕES DURANTE A EVOLUÇÃO HUMANA, REVELA CONSTANTEMENTE O APERFEIÇOAMENTO DAS RELIGIÕES, OCUPANDO CADA UMA DELAS SUCESSIVAMENTE A DIREÇÃO DA VIDA HUMANA CONFORME O EXIGE A SITUAÇÃO INTELECTUAL DE CADA ESTADO EVOLUTIVO.
O FETICHISMO, APESAR DE SEU CARÁTER UNIVERSAL, POIS ACOMPANHA SEMPRE O DESENVOLVIMENTO PESSOAL NA NOSSA INFÂNCIA, CEDEU LUGAR AO POLITEÍSMO, ESTE EVOLUIU PARA O MONOTEÍSMO, CRISTÃO E MUÇULMANO.
O CRISTIANISMO DOMINOU O OCIDENTE DURANTE TODA A IDADE MÉDIA, FUNDADO NA CRENÇA DE UM DEUS ONIPOTENTE, FONTE DO BEM E DA GRAÇA.
A PARTIR DO SÉCULO XIII SÉCULO INICIOU-SE A DECADÊNCIA DO CRISTIANISMO. AS INVESTIDAS DO MATERIALISMO METAFÍSICO, O DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO ESTABELECENDO AS LEIS NATURAIS E A PREVISÃO DOS FENÔMENOS, OS CONHECIMENTOS DE ORDEM BIOLÓGICA E SOCIOLÓGICA, ABALARAM PROGRESSIVAMENTE ATÉ NOSSOS DIAS A UNIDADE CRISTÃ, CRIANDO GRAVES PROBLEMAS SOCIAIS. O ESPETÁCULO DE DESORDEM OFERECIDO PELO OCIDENTE, LEVOU O GRANDE PENSADOR JOSÉ DE MAISTRE, A DIZER: -"ESTOU TÃO PERSUADIDO DAS VERDADES QUE DEFENDO QUE QUANDO CONSIDERO O ENFRAQUECIMENTO GERAL DOS PRINCÍPIOS MORAIS, A DIVERGÊNCIA DE OPINIÕES, O ABALO DAS SOBERANIAS CARENTES DE BASE, A IMENSIDÃO DE NOSSAS NECESSIDADES, E A INANIDADE DOS NOSSOS MEIOS, PARECE-ME QUE TODO O VERDADEIRO FILÓSOFO DEVE OPTAR ENTRE DUAS HIPÓTESES, OU VAI FORMAR-SE UMA NOVA RELIGIÃO OU O CRISTIANISMO SERÁ REJUVENESCIDO DE ALGUMA MANEIRA EXTRAORDINÁRIA. é ENTRE ESTAS DUAS SUPOSIÇÕES QUE CUMPRE ESCOLHER, SEGUNDO O PARTIDO QUE SE TOMOU SOBRE A VERDADE DO CRISTIANISMO. "( CONSIDERAÇÕES SOBRE A FRANÇA, CAP. V, PÁG. 85- ED. 1821).
SOB SEMELHANTES PREOCUPAÇÕES, NA FRANÇA, AUGUSTE COMTE INICIAVA A FILOSOFIA POSITIVA, QUE CONDUZIRIA, MAIS TARDE, EM 1854, À NOVA SÍNTESE RELIGIOSA, FUNDADA EM DOGMAS CIENTÍFICOSDEMONSTRÁVEIS, DENOMINADA RELIGIÃO DA HUMANIDADE.
O POSITIVISMO TEVE LARGA DIFUSÃO EM VÁRIOS ESTADOS DO BRASIL, ESPECIALMENTE NA ÉPOCA DA ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA E DA REPÚBLICA. FUNDARAM-SE ALGUNS CLUBES POSITIVISTAS ONDE SE DISCUTIA E PROPAGAVA A NOVA DOUTRINA. O DEBATE SOBRE VÁRIOS INCIDENTES SOCIAIS, ENTÃO OCORRIDOS, FAZIAM CONSTATAR SEMPRE NO FUNDO DE CADA QUESTÃO UMA CAUSA MORAL.
EM 11 DE MAIO DE 1881, OS POSITIVISTAS DO RIO DE JANEIRO, LIDERADOS POR MIGUEL LEMOS E RAIMUNDO TEIXEIRA MENDES, VENDO A INANIDADE DAS SOLUÇÕES TEOLÓGICAS, FUNDARAM A IGREJA POSITIVISTA DO BRASIL, MARCO DA IMPLANTAÇÃO DA RELIGIÃO DA HUMANIDADE, DESTINADA A ACOLHER OS QUE JÁ NÃO PODEM CRER
NAS SOLUÇÕES DIVINAS, E A ESTABELECER UMA NOVA UNIDADE RELIGIOSA , FONTE DA ORDEM SOCIAL E DA PAZ
... Como temos uma identidade POSITIVISTA - e os nossos principal atributos dá-se pelo AMOR POR PRINCIPIO; ORDEM POR BASEE progresso por fim. e dela nos regem- "Cumpramos os nossos DEVERES que nossos DIREITOS virão ao Natural....
ResponderExcluir